Flange roscado pode ser aplicado em oleodutos e gasodutos

Dispositivo não necessita de solda e apresenta resistência

O flange roscado é um dispositivo de conexão que pode estar ligado a um comprimento de tubo sem solda, a peça é apertada sobre o tubo para que não ocorra nenhum tipo de vazamento e não necessite de soldagem. O flange roscado é a melhor opção quando a aplicação da solda não é viável, como em áreas altamente explosivas e inflamáveis, por exemplo.

Presente em refinarias, fábricas e em sistemas que são movidos via oleodutos ou gasodutos, em locais que a soldagem possa ser perigosa. Nesses ambientes, o flange roscado é a melhor opção para montar tubulações. O dispositivo funciona da seguinte maneira, um fio passa por dentro do flange cônico, o tubo cônico é inserido no flange roscado, que torna a articulação apertada e o flange à prova de vazamentos de fluidos.

Normalmente, os flanges roscados são encontrados em tubos com diâmetros menores e, são encontrados em gasodutos de alta pressão e temperatura. Pois o calor expande o tubo no flange, que faz com que o selo se torne ainda mais à prova de vazamentos. Após montado, uma solda de vedação é inserida para a união do tubo e do flange, para ter certeza que não haverá vazamento.

O flange roscado em aço inoxidável possui solda visualmente delicada e está presente no setor alimentício ou em unidades fabris que necessitem da peça no sistema. Bastante utilizado em linhas de vapor que tenham alto volume de produção em um gasoduto, o flange roscado também reduz as possibilidades de desalinhamentos e de turbulências dentro da tubulação.